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AGENDA CULTURAL

Gabriel Chaim na Zipper Galeria

09/ago

 

 

 

Neste momento, não podemos fazer uma exposição romântica”. Com esta frase o curador Marcello Dantas definiu a tonalidade da segunda mostra individual de Gabriel Chaim, “Devolvo Ouro”, cartaz da Zipper Galeria, Jardim América, São Paulo, SP.

 

 

A exposição reúne fotografias produzidas pelo artista na Terra Indígena Yanomami, na fronteira entre os estados de Roraima e Amazonas, regiões de Surucucu e Palimiu. Gabriel Chaim acompanhou durante dois meses a ação do Exército e da Polícia Federal contra o garimpo ilegal naquele lugar. Lá, as condições geológicas justificam a presença do ouro. Já o garimpo ilegal e os sistemáticos ataques aos povos Yanomami são justificados por omissões políticas, em curso há décadas.

 

 

Por isso, o lastro para precificação dos trabalhos presentes na exposição é o grama do ouro. A mostra destinará os recursos arrecadados com a comercialização das obras ao Conselho distrital de saúde indígena yanomami e Ye’kuana.

 

 

“O povo Yanomami vem sendo recentemente massacrado por uma sucessão de eventos originados pelo garimpo ilegal em suas terras. Essa exposição do fotógrafo Gabriel Chaim aborda as recentes condições e imagens capturadas naquele território. Diante da sequência de injustiças e ilegalidades que contornam o comércio do ouro ilegal no Brasil, estamos propondo uma nova situação onde as coisas devem ser devolvidas ao seu lugar de direito”, afirma o curador Marcello Dantas.

 

 

Reconhecido pelas investigações visuais em áreas de conflito, crise e outras situações extremas, o artista Gabriel Chaim especializou-se na cobertura de guerra e confrontos por território. Desde 2013, cobre conflitos no Oriente Médio, o que deu origem à sua primeira exposição individual na Zipper Galeria: “Filhos da Guerra: o custo humanitário de um conflito ignorado” (2015). Agora, a galeria encampou o primeiro projeto do artista realizado dentro do Brasil.

 

 

“Infelizmente, as políticas atuais têm encorajado as organizações criminosas que atuam na Amazônia. É urgente o combate ao garimpo ilegal, a redução da impunidade e a proteção dos direitos dos povos indígenas e outros defensores da floresta”, afirma Anna Livia Arida, diretora adjunta da Human Rights Watch.

 

 

Até 28 de agosto.

 

 

 

A Gentil Carioca em São Paulo

 

No ano em que completa 18 anos, A Gentil Carioca expande suas atividades para São Paulo e inaugurou seu novo espaço expositivo numa charmosa vila localizada na Travessa Dona Paula, 108, Higienópolis.

 

 

A galeria chega na capital paulista com a coletiva Bum bum Paticundum Prugurundum, com Aleta Valente, Ana Linnemann, Arjan Martins, Cabelo, Ernesto Neto, Jarbas Lopes, João Modé, José Bento, Laura Lima, Marcela Cantuária, Maria Laet, Maria Nepomuceno, Maxwell Alexandre, OPAVIVARÁ!, Renata Lucas, Rodrigo Torres e Vivian Caccuri.

 

 

Bum bum Paticumbum Prugurundum é no corpo/espírito, no balanço, no equilíbrio. As obras dispostas no espaço de exposição entram numa rítmica temperança, distraem-se no espaço, sem um logos analítico, levadas na subjetividade do som do tambor que o título traz. Bum bum, a subjetividade dos sons, pa ti cum, o ritmo no entendimento do corpo/coração que bate tum tum, cum bum… gera temperança, ou excitação, acalma, serena, levanta, trabalha a alma, cura, repensa prugurundum.

 

“Bum bum Paticumbum Prugurundum

O nosso samba minha gente é isso aí, é isso aí” – Bum Bum Paticundum Prugurundum – Beto Sem Braço e Aluízio Machado

A exposição acontece no espaço físico da galeria com visitação de 10 de agosto a 09 de outubro.

 

Agende sua visita pelo email sampa@agentilcarioca.com.br
De terça à sexta, das 10h às 19h e sábado das 10h às 18h.

 

 

Formas instigantes de Erika Verzutti

04/ago

 

 

 

A primeira exposição individual dedicada à obra de Erika Verzutti, já realizada em um museu brasileiro é o cartaz do MASP, São Paulo, SP. Erika Verzutti é uma artista essencial para a compreensão da prática da escultura hoje, tanto no panorama brasileiro quanto no internacional. Suas formas instigantes exploram novos caminhos para o meio, com atenção renovada à origem e à materialidade da escultura, bem como à sua inteligência formal.

 

 

Realizados em diversos materiais, como bronze, concreto, pedra e papel machê, os trabalhos de Verzutti possuem traços sensuais e táteis, brutos e refinados. A partir do início dos anos 2000, a artista começou a produzir séries de esculturas que aos poucos foram sendo agrupadas em famílias de “cisnes”, “Tarsilas”, “jacas”, “cemitérios”, entre outras. A exposição apresenta exemplos de obras dessas famílias e busca traçar múltiplas associações entre elas. A produção mais recente da artista também está presente: são desta fase os “relevos de parede”, trabalhos que mesclam pintura e escultura e dialogam de modo inusitado com a história da arte e o mundo contemporâneo.

 

 

As referências de Verzutti para a criação de suas esculturas transitam entre livros de arte e de história social, elementos da fauna e flora, imagens em circulação nas redes sociais, notícias de jornal, evocando animais e plantas, paisagens e minerais, objetos do cotidiano e da arte – de autores como Tarsila do Amaral, Constantin Brancusi, René Magritte, Piero Manzoni, entre muitos outros. Com seu caráter insólito, as esculturas se entregam à imprevisibilidade, por vezes com um elemento de humor, e se recusam a aceitar definições ou tradições estabelecidas – daí o subtítulo desta mostra: a indisciplina da escultura.

 

 

A exposição está dividida em sete núcleos, pensados a partir de conceitos da filosofia, da psicanálise, da cultura popular e da própria história da arte. Os núcleos conectam as obras de muitos modos, em razão de suas formas, materiais, temas e cronologias: “Devir-animal”, “Vereda tropical”, “Metáfora do mundo”, “Totemizar o tabu”, “Modernismo selvagem”, “Sob o sol de Tarsila (e outras histórias)” e “Estranho-familiar”.

 

A mostra tem um caráter panorâmico, apresentando obras realizadas de 2003 a 2021, que inclui uma nova escultura feita especialmente para a ocasião. A exposição se insere no biênio da programação de 2021-22, dedicado às Histórias brasileiras no MASP e, neste primeiro ano, voltado exclusivamente às mulheres artistas.

 

 

A curadoria é de Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, André Mesquita, curador, MASP

 

 

Até 31 de Outubro.

 

 

Sergio Augusto Porto na Central

02/ago

 

 


A próxima exposição na Central Galeria, Vila Buarque, São Paulo, SP, abrirá no sábado, dia 07 de agosto. Com curadoria de Diego Matos, “De dentro para fora, da experiência à imagem” é a primeira exposição de Sergio Augusto Porto em São Paulo e, de certa forma, é uma retomada na carreira do artista, pioneiro da arte brasileira nos anos 1970 e que tem no currículo participações de destaque em grandes exposições como a 37ª Bienal de Veneza (1976), a 12ª Bienal Internacional de São Paulo (1973) e o 7 Panorama da Arte Atual Brasileira (1975).

Até 25 de setembro.

Reverenciando Nise da Silveira

27/jul

 

A médica Nise da Silveira revolucionou – no Brasil – o tratamento de pessoas com transtornos psiquiátricos. E o CCBB RJ apresenta uma mostra com o trabalho desenvolvido pela psiquiatra que uniu ciência e arte.

 

 

A exposição “Nise da Silveira – A Revolução Pelo Afeto” encontra-se em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, Centro, até 16 de agosto. É uma chance de conhecer com mais profundidade a atuação inédita da doutora Nise da Silveira.

 

A mostra ocupa três salas, reunindo cerca de 90 obras de clientes do Museu de Imagens do Inconsciente, ao lado de peças criadas por importantes nomes da arte nacional que dialogam com o universo da doutora Nise da Silveira. São trabalhos de Lygia Clark, Zé Carlos Garcia e Alice Brill, além de vídeos de Leon Hirzsman, Tiago Sant’Ana, entre outros.

 

 

Residência Artística

26/jul

 

 

O projeto Flerte com Arte abre chamada pública para Residência Artística. A iniciativa é desenvolvida com incentivo da Prefeitura Municipal de Niterói e a Secretaria Municipal das Culturas (SMC), por meio do Programa Municipal de Retomada Econômica do Setor Cultural:

 

 

Flerte com Arte – Residência Artística

 

 

Dispositivos Pinto Rosa e Atelier Produtora abrem inscrições para jovens artistas visuais periféricos moradores de Niterói e do entorno para participarem de Residência Artística on-line e remunerada

 

 

A Dispositivos Pinto Rosa, em parceria com a Atelier Produtora, promove de 26 de agosto a 06 de novembro, Flerte com Arte – Residência Artística. O projeto reunirá quatro jovens artistas visuais e/ou coletivos de arte periféricos, mulheres, negros/as, indígenas ou LGBTQIA+, sendo dois moradores de Niterói e os outros dois residentes das cidades do entorno (Maricá, Itaboraí e São Gonçalo). A residência artística tem como mote a valorização da produção de artistas dissidentes dessas localidades que possuam pesquisas expandidas para outros campos de atuação, o que os conduza à interdisciplinaridade.

 

 

As inscrições acontecem de 27 de julho a 15 de agosto somente por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no site www.flertecomarte.com.br, onde também é possível conferir a convocatória que rege as normas e prazos do processo seletivo. A lista com os quatro artistas e/ou coletivos selecionados será disponibilizada no dia 19 de agosto por e-mail e site do projeto. As quatro propostas selecionadas para a Residência Artística receberão um aporte financeiro no valor de R$1.000,00. A realização do projeto é da Dispositivos Pinto Rosa e a produção da Atelier Produtora.

 

 

 

Na atual conjuntura da pandemia da COVID-19, muitos artistas visuais, principalmente os em início de carreira e ainda não consolidados no mercado de arte, foram atingidos pela falta de oportunidades. De acordo com uma das idealizadoras do projeto e artista orientadora da residência, Ana Hortides, “Flerte com Arte – Residência Artística surge como um respiro nesse cenário tão difícil para o fomento das artes e da cultura em que estamos vivendo. Conta ainda que, como uma artista visual, conhece os desafios para um artista jovem conseguir sobreviver da sua própria arte. A ideia do uso da palavra flerte vem justamente dessa questão, pois é recorrente que os artistas ‘flertem com a arte’ enquanto se dividem em outros trabalhos profissionais para se manterem e poderem financiar seus próprios processos artísticos. Assim, a residência Flerte com Arte consiste em um projeto que incentiva a arte, promove trocas entre jovens artistas dissidentes e fornece visibilidade aos seus trabalhos. O nosso projeto é pensado para esses artistas que estão começando agora e desejam acompanhamento curatorial, trocas e, é claro, poder contar com um aporte financeiro para produzir”.

 

 

Os artistas participantes da residência terão acompanhamento artístico e curatorial, mas para incentivar e ampliar o alcance das ações do projeto, comenta Vinícius Pinto Rosa, artista visual e orientador da residência que “o projeto Flerte com Arte apresenta também um viés de formação. Dentre as distintas ações do projeto, teremos quatro oficinas on-line e gratuitas, que serão ministradas pelos artistas selecionados. Nelas, poderão se inscrever pessoas de todo o Brasil”.

 

 

Flerte com Arte – Residência Artística conta com as seguintes ações:

 

 

Acompanhamento e orientação artístico-curatorial – Os três orientadores, Ana Hortides, Silvana Marcelina e Vinícius Pinto Rosa, realizarão o acompanhamento em grupo dos artistas residentes em encontros semanais, aprofundando o contato com seus processos de trabalho e as suas pesquisas artísticas ao longo da residência;

 

 

Portfólio aberto – No início da residência artística, cada um dos quatro artistas selecionados participará de uma live realizada por plataforma de rede social e conduzida por um dos orientadores do projeto onde abrirá o seu portfólio ao público, apresentando o seu trabalho e o projeto que pretende desenvolver ao longo da residência artística;

 

 

Ocupação artística – Os artistas residentes deverão desenvolver os seus processos de trabalhos, sejam nas mais diversas linguagens artísticas, em formato e plataformas virtuais. Sendo proposta ao final da residência uma ocupação artística on-line dos seus trabalhos;

 

Programa aberto e público – O programa corresponde a três ações distintas: Ateliê aberto, Debates-etc e Oficinas.

 

 

Ateliê aberto – Serão realizadas quatro lives em plataforma virtual ao final do período de residência com os artistas de modo a exporem ao público os resultados e processos realizados ao longo da residência e da ocupação artística;

 

 

  1. Debates-etc – É uma série de três conversas em formato de live com os orientadores do projeto para apresentarem ao público as ressonâncias desse processo de trabalho com as suas pesquisas pessoais em artes, curadoria e educação ou outros campos em que atuem;
  2. Oficinas – Consiste na realização de quatro oficinas livres e gratuitas promovidas pelos artistas residentes destinadas ao público.
  3. O projeto contará ainda com o lançamento da hashtag #apoiasejovensartistas que será utilizada ao longo de todas as suas ações, visando incentivar e dar maior visibilidade à produção dos jovens artistas. Desse modo, buscando criar uma espécie de vitrine que gere difusão e engajamento para os seus trabalhos.

 

 

 

Serviço: Flerte com Arte – Residência Artística

Inscrições: de 27 de julho a 15 de agosto

Residência artística: de 26 de agosto a 06 de novembro

Residência artística remunerada para artistas dissidentes de Niterói e cidades do seu entorno.

Site: www.flertecomarte.com.br

Instagram: www.instagram.com/atelier.cultura

Facebook: www.facebook.com/aateliercultura

Classificação: 18 anos.

Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail: flertecomarte@gmail.com

 

Livro: Art Déco no Brasil – Coleção Fulvia e Adolpho Leirner

 

 

Ana Paula Cavalcanti Simioni e Luciano Migliaccio

 

 

Desde a primeira aquisição no início dos anos 1970, a coleção de art déco brasileiro de Fulvia e Adolpho Leirner foi pensada para ambientar sua própria residência, como contraparte da outra coleção do casal, de arte construtiva. Quase 50 anos depois, tornou-se um dos principais registros do período em que germinou o modernismo brasileiro. Já dominante no velho mundo, a estética art déco aportou por aqui na bagagem de artistas imigrantes – Gregori Warchavchik, Lasar Segall, Antelo Del Debbio, John Graz, entre outros – e de nomes nacionais que visitavam o velho continente, como Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Ismael Nery, Antonio Gomide, Regina Gomide Graz e Flávio de Carvalho, todos presentes no acervo dos Leirner. Com autoria de Ana Paula Simioni (IEB-USP) e Luciano Migliaccio (FAU-USP), o livro analisa obra a obra da coleção, repassando, a partir do que sobressai em cada item, os diversos aspectos artísticos do período. Cada obra vem acompanhada também de seu percurso em exposições e publicações. Além de ser um documento sem precedentes sobre o período, o livro demonstra a relevância da atuação do casal como colecionadores e rememora a formação do mercado de artes no Brasil.

 

 

“A Coleção Fulvia e Adolpho Leirner não apenas possui e conserva obras de valor histórico, mas ela própria é parte constitutiva da história da arte moderna no Brasil, tendo contribuído com exposições que suscitaram debates e reavaliações sobre esse momento da arte brasileira. Para compreender isso é preciso recuar um pouco no tempo. A década de 1970 assinalou uma importante etapa na maturidade do campo artístico no Brasil, em especial em São Paulo, por meio da consolidação de um mercado de arte. Multiplicaram-se os leilões comerciais e galerias, bem como despontaram alguns marchands. Num claro sinal de que a arte se tornava uma mercadoria valiosa, os bancos abriram linhas de crédito especiais para sua aquisição. A euforia do mercado artístico era contemporânea ao milagre econômico.” (…) “Compreender a lógica que perpassa a coleção, o princípio norteador de cada aquisição, de cada obra em particular, requer debruçar-se sobre as disputas em torno da definição de arte moderna, das quais os colecionadores participam com uma posição consciente e bastante original para o meio local.”

 

Conceitos Fundamentais da Pintura.

22/jul

 

 

É curso Prático-Teórico para abordar conceitos e questões fundamentais do processo e da História da Pintura desde o Renascimento, passando pela Modernidade chegando ao Contemporâneo.

 

 

As aulas começam em Agosto!

Para maiores informações e

inscrições: https://bit.ly/hugocurso

 

 

Estou divulgando meu novo curso on-line:

 

caso tenha alguma dúvida entre em contato,

 

Hugo Houayek

 

 

Encontros Fotográficos

21/jul

 

 

 O Clube Paulistano, São Paulo, SP, abriga, em suas alamedas, a coletiva “F23 – Encontros Fotográficos”, sob curadoria de Sergio Scaff e Bel Lacaz. Exposições individuais de profissionais convidados, em diferentes momentos de trajetória, oferecem um amplo conjunto de opções imagéticas, em um total de 1.213 imagens.

 

Convidados por Sergio Scaff, Alessandra Rehder, Antonio Mora, Betina Samaia, Carol Lacaz, Fabio Colombini, Fabio Figueiredo, Fabiano Al Makul, Giovanna Nucci, Ivan Padovani, Jose Roberto Bassul, Lucas Lenci, Luciano Bonomo, Luiz Aureliano, Melissa Szymanski, Paul Clemence, Pico Garcez, Renan Benedito, Renata Barros, Robério Braga, Romulo Fialdini, Tuca Reinés, Uiler Costa-Santos e Valentino Fialdini, trazem seu universo de imagens para que o público conheça e se aproxime de sua criação. “Esta exposição irá permitir apresentar as diferentes leituras, conceitos, trabalhos e a evolução da fotografia, no olhar destes fotógrafos”, explica Scaff.

 

 

Longe de ser uma exposição estática, em formato padrão, a mostra totalmente digital, estará posicionada nas alamedas internas do Paulistano em totens identificados por artista: “cada fotógrafo terá um totem individual para apresentar sua biografia, currículo e coleção fotográfica representativa dos trabalhos executados, durante a sua carreira artística e profissional”, define o curador. Isso possibilita ao visitante o contato com um amplo número de imagens que os transportará a diversos universos criativos peculiares e particulares de cada artista.

 

 

As imagens que os artistas apresentam, com seleção de Sergio Scaff, passeiam por temas diversos, distintos e plurais. Incluem temas como arquitetura, meio ambiente, fauna, flora, vida urbana noturna, cotidiano, moda, sonhos, emoções, fantasias, abraçam a vida!

 

 

Como um conjunto de possibilidades adicionais à realização da mostra de fotografias, a curadoria disponibiliza uma agenda de ações complementares com ampla programação de visitas guiadas à exposição, encontros, palestras, visitas à ateliês e galerias cuja agenda definitiva estará disponível nas redes sociais do Paulistano para inscrição e agendamento.

 

 

Sobre o curador

 

 

Sergio Scaff. Curador e Marchand, opera a mais de 36 anos no circuito cultural brasileiro e internacional. Através da Documenta Galeria de Arte, atua prioritariamente nas praças de São Paulo, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e Brasília, tanto em parceria com galerias locais como de forma independente, o que possibilita o intercâmbio cultural das diferentes leituras da arte brasileira. Foi representante, no Brasil, da London Contemporary Art; fundador e presidente da Associação Brasileira de Galerias de Arte, nos anos 1990 e é parte da coordenação das atividades culturais da Galeria de Arte do Clube Paulistano, desde 2010. “Interagir a fotografia a ser apresentada a céu aberto, dentro do espaço do Paulistano, para um público de milhares de pessoas, de várias idades, visões e conceitos artísticos, integrando a arte fotográfica ao cotidiano do seu espaço”. ( Sergio Scaff).

 

 

A retomada das atividades do Paulistano Cultural segue os protocolos da Fase de Transição do Plano São Paulo de controle à pandemia, implantada pelo governo estadual, além de seguir as medidas de proteção, saúde e higiene estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. O número de visitantes segue limitado ao percentual permitido; é feita medição de temperatura à entrada e dispositivos de álcool gel estão posicionados por diversos pontos no espaço. O uso de máscara é obrigatório.

 

 

Até 19 de setembro.

 

Revista Pomares número 5

 

 

Seguindo a programação do mês de julho, a Fundação Vera Chaves Barcellos, Viamão, RS, convida para assistir à live de lançamento da revista Pomares, edição número 5.

 

 

O evento acontece nesta quarta-feira, dia 21 de julho, às 19h e contará com a presença de Alexandre Ramos e Neiva Bohns.

 

 

Para assistir, basta acessar os canais da FVCB no YouTube ou no Facebook nohorário:

 

 

youtube.com/fvcbrs | facebook.com/fvcbarcellos

 

 

Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

 

 

#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo

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