Pintor e fotógrafo. Em Lausanne, foi aluno de Marc-Louis Arlaud, e em Berna, de Jean-Georges Volmar. Em Paris, estudou com Camille Flers. Conforme indicação de Donato Mello Júnior, chegou ao Brasil por volta de 1835, fixando-se inicialmente em Salvador e mais tarde no Rio de Janeiro (1840). No Rio, participou da Exposição Geral de Belas Artes a partir de 1840 e destacou-se como paisagista. Entre 1842 e 1845 publicou, pela empresa litográfica Heaton & Rensburg e em co-autoria com Louis Auguste Moreau, um álbum de litografias em preto e branco intitulado Rio de Janeiro pitoresco. Em 1852, tendo contraído malária, retornou à Suíça. Em 1864 estava de volta ao Brasil, mas logo depois seguiu para a Austrália, onde também se notabilizou como paisagista. Em 1953 integrou a mostra A Paisagem Brasileira até 1900, sala especial organizada por Rodrigo M. F. de Andrade para a II Bienal de São Paulo; em 1982, a mostra 150 Anos de Pintura de Marinha na História da Arte Brasileira, Museu Nacional de Belas Artes; e em 1992, a mostra Natureza: Quatro Séculos de Arte no Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, esta última com uma paisagem datada de 1848, integrante da coleção Sergio Sahione Fadel.
Artistas pintores no Brasil (São Paulo, 1942), de Teodoro Braga; História da pintura no Brasil (Leia, 1944), de José Maria dos Reis Júnior; A muito leal e heróica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (Raymundo de Castro Maya, Candido Guinle de Paula Machado, Fernando Machado Portella, Banco Boavista, 1965), textos e organização de Gilberto Ferrez; 150 anos de pintura no Brasil: 1820/1970 (Ilustrado pela coleção Sergio Fadel, Colorama, 1989), de Donato Mello Júnior, Ferreira Gullar e outros; Pinturas & pintores do Rio Antigo (Ilustrado pela coleção Sergio Fadel, 1990), textos de Paulo Berger, Herculano Gomes Mathias e Donato Mello Júnior; Nordeste histórico e monumental (Odebrecht, v. 4, 1990), de Clarival do Prado Valladares; Museus Castro Maya (Agir/Banco Boavista, 1994); O Brasil dos viajantes (Objetiva/Metalivros, 3. ed. 2000), de Ana Maria de Moraes Belluzzo; Iconografia do Rio de Janeiro 1530-1890: catálogo analítico (Casa Jorge Editorial, 2000), de Gilberto Ferrez; Revelando um acervo: coleção brasiliana (Bei Comunicação, 2000), organização de Carlos Martins.
Texto: Bolsa de Arte/André Seffrin