Escultor
Angelo Venosa nasceu em 1954, em São Paulo, SP. Brasil. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. É um dos poucos artistas da chamada “Geração 80” que se dedicou à escultura, em detrimento da pintura então em evidência. A partir da década de 1990, passou a utilizar materiais como mármore, cera, chumbo e dentes de animais, realizando obras que remetem a estruturas anatômicas, como vértebras e ossos. Mais recentemente, o artista começou a utilizar impressões em 3D e desenho assistido por computador para criar estruturas e exoesqueletos de compensado e metal que se assemelham a corais. Participou de exposições como a 19ª Bienal de São Paulo, 1987, a 45ª La Biennale di Venezia, 1993 e a 5ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, 2005. Uma grande retrospectiva em comemoração pelos seus 30 anos de carreira foi realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM Rio, em 2012, passando pela Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2013 e pelo Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG, e pelo Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, MAMAM, Recife, PE, em 2014. Atualmente, possui esculturas públicas instaladas em diversos locais do país, como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Jardins), Museu de Arte Moderna de São Paulo (Jardim do Ibirapuera), Pinacoteca do Estado de São Paulo (Jardim da Luz) e Praia de Copacabana/Leme, Rio de Janeiro. O artista paulistano radicado no Rio de Janeiro, exibiu em 2019 a exposição “Penumbra”, com curadoria da historiadora e curadora de arte Vanda Klabin, na Galeria Nara Roesler. Segundo Vanda Klabin, a nova série de trabalhos de Angelo Venosa desperta muitas e desconcertantes indagações. “O agenciamento de outros materiais para construir um novo continente de trabalho vai presidir a criação de um núcleo de obras envoltas em incidências luminosas que se desenvolve numa turbulência interna, em que as formas oscilam e tomam posição, no sentido de multiplicar os planos, criar uma ambiguidade espacial”.
ANGELO Venosa / Paulo Pasta. Belo Horizonte: Celma Albuquerque Galeria de Arte, 2000. [16 p.], il. color.; BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, São Paulo, SP. Bienal Brasil Século XX: catálogo. Curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994; BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 19., 1987, SÃO PAULO, SP. Catálogo geral. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1987; BRITO, Ronaldo. Singulares e Equívocas. In: Ângelo Venosa. São Paulo: Subdistrito Comercial de Arte, 1986; CHIARELLI, Tadeu. Ângelo Venosa. In: ______. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos, 1999. 311 p., il. Color; CHIARELLI, Tadeu. Mostra revela maturidade de Angelo Venosa. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 06 out. 1994. Caderno 2, p. D12; DOCTORS, Márcio. No ateliê da Lapa. Rio de Janeiro: 1986; EIXO curatorial 98: catálogo impresso. Concepção Ricardo Ribenboim, Ricardo Anderáos; edição Jesus de Paula Assis; design Rodney Schunck. 1998. São Paulo: Itaú Cultural, 1998. 59 p., il. 1 CD-ROM; FARIAS, Agnaldo. Pontos cardeais de Veneza. Guia das Artes, São Paulo, ano 7, n. 32, p. 11-13, jun./jul. 1993; HIRSZMAN, Maria. A sedução e o risco na arte de Ângelo Venosa. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 03 mai. 2002; MAMMÍ, Lorenzo. Ângelo Venosa. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1994. folha dobrada; MODERNIDADE: arte brasileira do século XX. Curadoria Aracy Amaral, Frederico Morais, Roberto Pontual, Marie-Odile Briot. São Paulo: MAM; Paris: Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, 1988; OLIVA, Achille Bonito. Frida Baranek, Ivens Machado, Milton Machado, Daniel Senise, Ângelo Venosa. Roma: SALA 1, out/nov 1990; PERFIL da Coleção Itaú. Curadoria Stella Teixeira de Barros. São Paulo: Itaú Cultural, 1998; TRIDIMENSIONALIDADE: arte brasileira do século XX. Texto Annateresa Fabris, Fernando Cocchiarale, Celso Favaretto, Tadeu Chiarelli, Frederico Morais; apresentação Ricardo Ribenboim; colaboração Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 1999. 264 p; VENÂNCIO, Paulo. Ângelo Venosa. Galeria Revista de Arte. São Paulo, n. 26, p.74, jul./ago. 1991; VENOSA, Angelo. Angelo Venosa. Tradução Geoffrey LLoyd Gilbert. São Paulo: Subdistrito Comercial de Arte, 1987. folha dobrada, il.; VENOSA, Angelo. XLV Biennale di Venezia - Angelo Venosa: Angelo Venosa. Tradução Stephen Berg. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1993. 24 p., il.
Texto: Renato Rosa/Bolsa de Arte