Estudou na Academia Imperial de Belas Artes com Georg Grimm, entre 1880 e 1884, e posteriormente acompanhou o mestre, integrando-se ao grupo de pintura ao ar livre em Niterói. De 1885 a 1888, estudou em Paris com Charles Hanoteau. Participou da Exposição Geral de Belas Artes, onde conquistou medalha de ouro de segunda classe em 1884. Integrou a mostra A Paisagem Brasileira até 1900, sala especial organizada por Rodrigo M. F. de Andrade para a II Bienal de São Paulo, em 1953. Foi incluído também na mostra 150 Anos de Pintura de Marinha na História da Arte Brasileira, no Museu Nacional de Belas Artes, em 1982.
A arte brasileira (Lombaerts, 1888, 2. ed. Mercado de Letras, 1995, introdução e notas de Tadeu Chiarelli) e Impressões de um amador: textos esparsos de crítica 1882-1909 (Fundação Casa de Rui Barbosa/UFMG, 2001, organização de Júlio Castañon Guimarães e Vera Lins), de Gonzaga Duque; Um século de pintura (Röhe, 1916), de Laudelino Freire; Artistas pintores no Brasil (São Paulo, 1942), de Teodoro Braga; A história de um pintor contada por ele mesmo (Diário Oficial, 1943), de Antônio Parreiras; História da pintura no Brasil (Leia, 1944), de José Maria dos Reis Júnior; O Grupo Grimm: paisagismo brasileiro no século XIX (Pinakotheke, 1980), de Carlos Roberto Maciel Levy; 150 anos de pintura no Brasil: 1820/1970 (Ilustrado pela coleção Sergio Fadel, Colorama, 1989), de Donato Mello Júnior, Ferreira Gullar e outros; Pinturas & pintores do Rio Antigo (Ilustrado pela coleção Sergio Fadel, 1990), textos de Paulo Berger, Herculano Gomes Mathias e Donato Mello Júnior; Iconografia do Rio de Janeiro 1530-1890: catálogo analítico (Casa Jorge Editorial, 2000), de Gilberto Ferrez; Coleção Aldo Franco (Pinakotheke, 2000), de Jacob Klintowitz.
Texto: Bolsa de Arte/André Seffrin