Pintor, atuou ainda como ator de teatro e de cinema e cantor de ópera. A partir de 1915, estudou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo com Elpons, Zadig e Norfini. Apesar de não ter participado da Semana de Arte Moderna de 1922, esteve ligado ao grupo modernista. Residiu em Florença, onde chegou em 1922, tendo participado duas vezes da Bienal de Veneza (1924 e 1930), da primeira mostra do Novecento Italiano (1926), e do Salão das Tulherias, em Paris. Em sua estada italiana, aproximou-se de De Chirico e de Carrà, entre outros. De volta ao Brasil, expôs em São Paulo em 1928, mas só retornou definitivamente ao país em 1931. Participou de vários certames nacionais de arte: Salão Nacional de Belas Artes (1921), Sociedade Pró-Arte Moderna, São Paulo (1933), Salão Paulista de Belas Artes (1934 a 1940, com grande medalha de prata em 1935 e pequena medalha de ouro em 1936), Salão de Maio, São Paulo (1937 e 1938), Primeira Exposição da Família Artística Paulista (1937) etc. De 1937 até meados dos anos 60, residiu no Rio de Janeiro, ao que tudo indica, afastado de exposições. Retornando à pintura nos anos 70, participou de várias exposições coletivas em São Paulo. Em 1986, o Museu de Arte Moderna de São Paulo realizou uma retrospectiva de sua obra. Recentemente, o pesquisador José Roberto de Andrade escreveu a seu respeito um artigo reabilitador: "A importância de Hugo Adami não se resume somente ao papel de ponte de conhecimentos artísticos entre Brasil e Itália, mas reside, sobretudo, nos resultados que a qualidade de sua pintura atingiu. (...) É chegado o momento de fazer uma reflexão profunda sobre a obra de Hugo Adami. As verdades estabelecidas, seja pela crítica, seja pelos historiadores, não parecem ser guias adequados para tal missão. (...) Nossa anestesia mental sobre sua obra precisa passar... Por justiça ao pintor e enriquecimento de nosso próprio conhecimento sobre a história das artes plásticas brasileiras." (Folha de S. Paulo, 19 mar. 2000, Mais!)
Pintores e pinturas (Martins, 1940), de Sergio Milliet; Artistas pintores no Brasil (São Paulo, 1942), de Teodoro Braga; História da pintura no Brasil (Leia, 1944), de José Maria dos Reis Júnior; História geral da arte no Brasil (Instituto Walther Moreira Salles/Fundação Djalma Guimarães, 1983), coordenação de Walter Zanini.
Texto: Bolsa de Arte/André Seffrin