Estudou pintura e arquitetura na Europa (Itália, Inglaterra e França), entre 1908 e 1927. Participou das exposições da Família Artística Paulista (criada por sua sugestão em 1937). Em São Paulo, fundou a oficina de azulejos Osirarte, na companhia de Volpi, Mário Zanini e outros (foram de responsabilidade da Osirarte os painéis do Ministério da Educação e Saúde, hoje Palácio da Cultura, no Rio de Janeiro, a partir dos desenhos e projetos de Portinari). Foi essencialmente um pintor de paisagem, marinha, retrato e natureza-morta, destacando-se sobretudo pelo domínio técnico incomum. A VII Bienal de São Paulo (1963) realizou uma pequena retrospectiva de sua obra. Individuais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e algumas cidades da Itália. Em 1996, integrou a mostra O Grupo Santa Helena, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
Pintores e pinturas (Martins, 1940) e O sal da heresia: novos ensaios de literatura e arte (São Paulo: Departamento de Cultura, 1941), de Sergio Milliet; Artistas pintores no Brasil (São Paulo, 1942), de Teodoro Braga; De Anita ao museu (Perspectiva, 1976), de Paulo Mendes de Almeida; História geral da arte no Brasil (Instituto Walther Moreira Salles/Fundação Djalma Guimarães, 1983), coordenação de Walter Zanini; Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand (JB, 1987), de Roberto Pontual; Azulejaria contemporânea no Brasil (Editoração Publicações e Comunicações Ltda, 1988), de Frederico Morais; 150 anos de pintura no Brasil: 1820/1970 (Ilustrado pela coleção Sergio Fadel, Colorama, 1989), de Donato Mello Júnior, Ferreira Gullar e outros; A arte no Brasil nas décadas de 1930-40: o Grupo Santa Helena (Nobel/Edusp, 1991), de Walter Zanini; Monumentos urbanos: obras de arte na cidade do Rio de Janeiro (Prêmio, 1999), de Frederico Morais.
Texto: Bolsa de Arte/André Seffrin