Escultora, desenhista, pintora, gravadora e professora.Formou-se em educação artística nas Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea, Santo André, SP, 1990. Participa do Laboratório de Estudos e Criação na Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP. O troféu para o Prêmio Multicultural Estadão, realizado em São Paulo, em 2002 é de sua autoria. A artista iniciou sua carreira artística nos anos 90 realizando representações de céus e nuvens, contidas em caixas e armários. A crítica de arte Lisette Lagnado aproxima suas imagens fantásticas em grau de afinidade com René Magritte. Em seus desenhos, vistos em suportes combinados de maneira pouco previsível, são freqüentes as escadas, pontes, abismos, candelabros, velas acesas e árvores sem folhas e frutos, situando-se neles, uma admiração pela obra do artista contemporâneo Leonilson. O crítico de arte Tadeu Chiarelli, percebe que “...em sua produção há obras em que sonho e realidade parecem coexistir em silenciosa e contraditória harmonia.”. A artista utiliza fotografias, por vezes retratos seus de infância ou atuais, que são associadas a outros objetos, como esculturas de madeira que simulam livros ou camas. A jornalista Angélica de Moraes realizou apurada crítica ao trabalho da artista: “Ao emergir na cena artística paulistana, nas coletivas de artistas jovens realizadas por Sonia Salzstein no Centro Cultural São Paulo, Sandra Cinto surpreendeu. Ainda em plena vigência da pintura matérica, brutal e caótica, herdada dos anos 80, Sandra apresentava pinturas com nuvens de cândidos azuis coloniais, feitas com levíssimas camadas de tinta. Ingenuidade ou ousadia? As pinturas evidenciavam também a admiração por Magritte. Voltar ao surrealismo nos anos 90? Exibidos por ela na mesma ocasião, objetos em formato de maquetes demonstravam o eficiente uso de linguagens contemporâneas, denotando informação e potência expressiva. Pura ousadia, portanto.
Esses objetos, feitos de dois pequenos ambientes ligados por uma porta, sinalizavam a mesma poética das telas: enquanto as nuvens, pintadas como túneis enovelados, apontavam o caminho da transcendência, a porta da maquete era metáfora da passagem para o infinito, trajeto entre um chão de pigmentos e o imaterial sinalizado pelo cheiro da cânfora ou do éter. Depois, Sandra passou a pintar as nuvens de vermelho, virando a chave da leitura da sua obra para a percepção do corpo, das vísceras e do sangue. ´Quem nasceu a partir da metade dos anos 60 é a geração pós-Aids e isso pesa forte´, diz a artista. ´A maioria de nós começou a ter vida sexual com essa ameaça, prazer e sedução que não vão até o fim pelo pânico; temos a liberdade truncada.´ As filiações artísticas são várias, articuladas de modo harmônico para solidificar um caminho pessoal. Uma das mais evidentes na atualidade reside na sua construção de planos, que remete às delicadas paisagens de Guignard - ´O mais difícil é fazer o simples e é isso o que mais admiro nele´, revela". Entre as exposições individuais realizadas destacam-se: 1992 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Funarte. Galeria Macunaíma; 1992 - São Paulo SP - Individual, Programa Anual de Exposições do Centro Cultural São Paulo, na Fundação Bienal; 1992 - São Paulo SP - Individual, no CCSP; 1993 - São Paulo SP - Individual, na Casa Triângulo; 1994 - São Paulo SP - Individual, na Casa Triângulo; 1997 - São Paulo SP - Individual, na Capela do Morumbi; 1998 - São Paulo SP - Individual, na Casa Triângulo; 1999 - Nova York (Estados Unidos) - Individual, na Bonakdar Jancou Gallery; 2001 - Nova York (Estados Unidos) - Individual, na Tanya Bonakdar Gallery; 2001 - São Paulo SP - Individual, na Casa Triângulo; 2001 - São Paulo SP - Individual, no CCSP; 2003 - Belo Horizonte MG - Individual, no MAP; 2003 - São Paulo SP - Individual, no MAM/SP; 2005 - São Paulo SP - O Retrato como Imagem do Mundo, no MAM/SP e a mostras coletivas 1988 - São Paulo SP - 4º Salão Universitário de Artes Plásticas, na Faculdade Santa Marcelina - menção honrosa; 1989 - São Paulo SP - Coletiva, no MAM/SP - 1º Prêmio Canson de Arte com Papel; 1991 - São Paulo SP - 23º Salão Nacional de Arte com Papel, no MAM/SP; 1992 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Macunaíma, na Funarte. Centro de Artes; 1993 - São Paulo SP - 2 x 365 = 4, na Fundação Mokiti Okada; 1993 - São Paulo SP - Cristina Agostinho & Sandra Cinto, na Galeria Casa Triângulo; 1995 - São Bernardo do Campo SP - Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo do Campo, no Espaço Henfil, prêmio aquisição; 1997 - Belém PA - Sete Artistas Emergentes, na Galeria Theodoro Braga; 1997 - Curitiba PR - A Arte Contemporânea da Gravura, no MuMA; 1997 - Madri (Espanha) - Arco 97; 1997 - São Paulo SP - Mostra Comemorativa de Nove Anos da Galeria Casa Triângulo;
1997 - Salvador BA - 4º Salão da Bahia, no MAM/BA; 1998 - Rio de Janeiro RJ - Albano Afonso, Rosana Monnerat e Sandra Cinto, no Espaço Cultural dos Correios;
1998 - São Paulo SP - 24ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal; 1998 - São Paulo SP - Fronteiras, no Itaú Cultural; 1999 - Boston (Estados Unidos) - Contemporary Collect Collectors: 1900-1999, no The Institute of Contemporary Art;
1999 - Madri (Espanha) - Arco 99, no Parque Ferial Juan Carlos I; 1999 - Porto Alegre RS - 2ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, na Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul; 1999 - San Diego (Estados Unidos) - Contemporary Collectors, no Museum of Contemporary Art; 2000 - Belo Horizonte MG - Investigações: São ou Não São Gravuras, no Itaú Cultural; 2000 - Brasília DF - Investigações: São ou Não São Gravuras, na Galeria Itaú Cultural; 2000 - Curitiba PR - 12ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba. Marcas do Corpo, Dobras da Alma; 2000 - Guadalajara (México) - Fotografia não Fotografia, no Museu de las Artes de la Universidade de Guadalajara;
2000 - Guadalajara (México)- America Foto Latina: lª fotografia en el arte contemporâneo, no Museo de Las Artes de La Universidad de Guadalajara; 2000 - Madri (Espanha) - Armory Art Fair; 2000 - Nova York (Estados Unidos) - Summer Group Exhibitions, na Paula Cooper Gallery; 2000 - Paris (França) - Elysian Fields, no Centre Georges Pompidou; 2000 - Paris (France) - Arts dans lê Monde, na Pont Alexandre III; 2000 - Pontevedra (Espanha) - 26ª Bienal de Pontevedra, na Facultade de Ciencias Sociais; 2000 - Porto (Portugal) - Coletiva, na Galeria Canvas; 2000 - Rio de Janeiro RJ - Coleção Gilberto Chateaubriand: novas aquisições, no MAM/RJ; 2000 - São Paulo SP - Desenho Contemporâneo Módulo I, no MAM/SP; 2000 - Valência (Espanha) - Mujeres de las dos Orilas, no Centre Valencià de Cultura Mediterrànea la Beneficència; 2001 - Buenos Aires (Argentina) - Mostra do Redescobrimento: núcleo contemporâneo, no Museo de Arte Contemporáneo de Buenos Aires;
2001 - Campinas SP - Deslocamentos do Eu: o auto-retrato digital e pré-digital na arte brasileira 1976 - 2001, no Itaú Cultural; 2001 - Caracas (Venezuela) - 4ª Bienal do Barro de América; 2001 - Madri (Espanha) - Arco 2001; 2001 - Nova York (Estados Unidos) - Armory Art Fair; 2001 - São Paulo SP - 4ª Bienal Barro de América, na Fundação Memorial da América Latina; 2001 - São Paulo SP - Arco das Rosas: marchand como curador, na Casa das Rosas; 2001 - São Paulo SP - Museu de Arte Brasileira: 40 anos, MAB/Faap; 2001 - São Paulo SP - Trajetória da Luz na Arte Brasileira, no Itaú Cultural; 2001 - Washington (Estados Unidos) - Virgin Territory: women, gender, and history in contemporary brazilian art, no National Museum of Women in the Arts; 2002 - Rio de Janeiro RJ - Caminhos do Contemporâneo 1952-2002, no Paço Imperial; 2002 - Rio de Janeiro RJ - Sandra Cinto, José Rufino, no Espaço Cultural Sérgio Porto; 2002 - São Paulo SP - Albano Afonso, Ricardo Carioba, Sandra Cinto, Laura Lima, Rubens Mano, Mário Ramiro, Mauro Restiffe, Márcia Xavier, na Galeria Casa Triângulo; 2003 - Iowa City (Estados Unidos) - Layers of Brazilian Art, na Faulconer Gallery; 2003 - São Paulo SP - Meus Amigos, no MAM/SP
2003 - São Paulo SP - Ordenação e Vertigem, no CCBB; 2004 - Rio de Janeiro RJ - Novas Aquisições 2003: Coleção Gilberto Chateubriand , no MAM/RJ; 2004 - São Paulo SP - Novas Aquisições: 1995 - 2003, no MAB/Faap; 2004 - São Paulo SP - Fotografia e Escultura no Acervo do MAM - 1995 a 2004, no MAM/SP.
Fonte: Itaú Cultural, Angélica de Moraes - Sandra Cinto cria arte com a dor do mundo. O Estado de S. Paulo, s.d.
Texto: Bolsa de Arte / Renato Rosa