O último lance não significa que a obra tenha sido arrematada.
Assinado, datado 42 e situado Rio inferior esquerdo.
PROCEDÊNCIA:
Coleção Louise Visconti.
1973 – Leiloada pela Galeria Collectio Artes, São Paulo.
Coleção particular, São Paulo.
EXPOSIÇÕES:
“Retrospectiva”, no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Pintura, Desenho e Design, 16 de novembro a 18 de dezembro de 1949.
“Eliseu Visconti – A Modernidade Antecipada”, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu Nacional de Belas Artes – RJ, Pintura e Design, dezembro de 2011 a junho de 2012.
“Eliseu Visconti – A Modernidade Antecipada”, no Instituto Ricardo Brennand, Recife, Pintura e Design, 27 de agosto a 2 de novembro de 2014. 48º Salão Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, ENBA, 1942.
PUBLICAÇÕES:
Catálogo da exposição “Eliseu Visconti: A modernidade antecipada”. curadoria de Mirian N. Seraphim, Rafael Cardoso e Tobias S. Visconti. PESP, dezembro de 2011 a fevereiro 2012 ; MNBA, abril a junho de 2012.
Catálogo da exposição “Eliseu Visconti: A modernidade antecipada”. curadoria de Mirian N. Seraphim, Rafael Cardoso e Tobias S. Visconti. Instituto Ridardo Brennand, Recife, agosto a novembro de 2014.
Catálogo da exposição “Exposição Retrospectiva de Elyseu D’Angelo Visconti”. MNBA/MES, Rio de Janeiro, novembro de 1949. Visconti Bonadei. Art Editora, 1993, pp. 8/65.
Eliseu Visconti e seu tempo, de Frederico Barata, Editora Zelio Valverde, Rio de Janeiro, Edição de 1944. Jornal Diário de Pernambuco, Recife – PE, 28 de agosto de 2014, Caderno Viver, Isabelle Barros, “Retratos da arte”, p. 6.
Paisagem viscontiana: Prazer e liberdade, de Mirian N. Seraphim. Porto Alegre: UFRGS/Evangraf, 2013, pp. 143-157, 244-246.
Revista O Cruzeiro, Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 1973. “Eliseu Visconti: A arte em movimento”, Tobias Stourdzé Visconti. Editora Hólos, Rio de Janeiro, 1ª ed., 2012, p. 54.
Catálogo Raisoneé do Artista sob o n. P. 622.
“Com as paisagens de Saint Hubert e de Teresópolis nasce uma nova paisagem na pintura do Brasil.... Quaresmas é nesse sentido uma das realizações mais primorosas de Visconti. O ar vibra na paisagem, envolvendo as figuras entrelaçadas na atmosfera. Nada mais fascinante do que esse jogo sutil de esconder entre a luz e a cor, o ar e o ambiente, as personagens e as árvores e flores. A luz brilhanteé coada nos panos estendidos, e se concretiza em matéria colorida nas folhas das quaresmas, no ar,
nas figuras, em mil variações de tons. A luz se adensa, pesando sensualmente nas sombras.”
– Mario Pedrosa.
Visconti Diante das Modernas Gerações, Correio da Manhã, 1o de Janeiro de 1950, © herdeiros de Mario Pedrosa