Depois de sucessivas edições que ocuparam o Centro Cultural Correios com grande sucesso de público, a coletiva “A Cara do Rio 2014/Qual é a cara do Rio?” mudou de endereço e inaugurou a Villa Olívia Artes – a primeira Galeria da Zona Portuária, no charmoso Morro da Conceição.
O desafio proposto pelo curador Marcelo Frazão aos quarenta expositores foi responder, em linguagem artística, a pergunta: QUAL É A CARA DO RIO? Agora o público vai poder conferir o resultado de todo este processo criativo, englobando pinturas esculturas, desenhos, fotografias, vidro, cerâmica e gravuras. Os 40 trabalhos são assinados por Fernando Duval, Solange Palatnik, Paulo Villela, Sonia Madruga, Carlomagno, Clare Caulfield, Mauricio Barbato, Paula Erber, Newton Lesme, Regina Guimmarães, Ana catarina Hallot entre vários outros.
O conjunto dos trabalhos expostos na mostra “A Cara do Rio”, marcada pela diversidade e por ser multifacetada, oferece ao espectador uma pequena mas significativa representação de ângulos de nossa cidade, a partir da memória afetiva ou visual de cada artista. Já o catálogo da exposição, reunindo o perfil dos artistas integrantes da exposição, vai além de fornecer dados sobre os autores, funcionando também como um anuário dos artistas que estão em atividade na cidade e nem sempre tem espaço para levar seus trabalhos ao público, como explica Frazão.
Para esta exibição a artista plástica Marina Vergara, numa ode à mulher, preparou uma monumental escultura com 4 metros de altura para a fachada do antigo sobrado da Ladeira João Homem, número 13, onde se localiza a Villa Olivia.
Tendo iniciado em 2003, a mostra “A Cara do Rio” chega a sua décima edição apostando na renovação e na continuidade do talento dos artistas.
Até 03 de abril.