A Galeria LUME, São Paulo, participa da edição 2013 da Chaco (Chile Arte Contemporáneo), Santiago, Chile, destacando obras de importantes profissionais como os brasileiros Florian Raiss, Alberto Ferreira e Guta Galli, além do britânico Martin Parr, todos representados pela galeria. Entre as imagens selecionadas, temos as séries “Rio de Janeiro”, de Alberto Ferreira; “Caxemira”, de Guta Galli, e Martin Parr, com “The Last Resort”. Com estes três artistas em destaque, a fotografia documental será o tema proposto pela galeria, com retratos de diferentes povos e épocas, por meio do olhar de cada artista.
Um dos principais representantes do fotojornalismo brasileiro, Alberto Ferreira exibe, na série “Rio de Janeiro”, domínio da luz e da composição fotográfica. Suas imagens mostram a capital fluminense nas décadas de 1950 e 1960, forte cunho documental e estético presentes no trabalho do artista.
O trabalho de Florian Raiss é um estudo constante das preocupações e barreiras da alma humana. Perfis clássicos, impenetráveis, delicados e concisos, uma sutileza harmônica e de sensualidade suave. Suas cabeças se unem e saem como formas mistas, flexíveis e abstratas, em um desejo desesperado de cumplicidade, da dualidade, da repetição, onde a continuidade representa a solidão humana, única e inevitável.
Guta Galli, por sua vez, poderia ser intitulada como uma fotógrafa “etnóloga”, por documentar os povos entre os quais a artista passa a viver, em diferentes regiões do mundo. Em “Caxemira”, além de retratar o modo de vida desta população, Guta Galli retrata também as mulheres que enfrentam, até hoje, os reflexos da luta territorial com a Índia.
Por fim, temos a forma irônica pela qual Martin Parr relata a sociedade capitalista, modo pelo qual causou estranhamento em Cartier Bresson, que a questionar a entrada do fotógrafo na agência Magnum Photos. Ao rebater as críticas, Martin Parr reafirma, categoricamente, sua essência documental: “Fotografo apenas o que está na minha frente. Nada foi manipulado”.
Com esse trio de fotógrafos renomados, a Galeria Lume marca sua estréia nesta feira que representa o maior acontecimento na cena cultural chilena, firmando sua posição no mercado internacional e conquistando novos mercados para seus artistas representados.
De 26 a 30 de setembro