No dia 22 de fevereiro, o “Abre Alas”, evento promovido pela A Gentil Carioca, Centro, Rio de Janeiro, RJ, apresenta sua 10º edição e completará 10 anos de existência. Ao final do primeiro ano de vida da galeria, Marcio Botner, Laura Lima e Ernesto Neto perceberam que tinham um tesouro em mãos: cerca de 200 portfólios recebidos de artistas de todo o Brasil. Com isto, os diretores da A Gentil Carioca, decidiram que iriam aproveitar todo esse material em uma exposição que acontece desde 2005 – próxima ao carnaval.
O nome “Abre Alas” remete ao carro que inaugura o desfile das escolas de Samba. O projeto é uma exposição que nasceu com o intuito de abrir espaço para jovens artistas. Com o tempo, a exposição passou a incluir a participação de artistas do mundo todo. A Gentil funciona como uma vitrine, e se alegra ao ver que os artistas apresentados no projeto seguem seu caminho fazendo parte dessa rede maior. Mais de 100 novos nomes participaram do projeto ao longo destes anos. Entre eles: Maria Nepomuceno, Guga Ferraz, Rodrigo Torres e Maria Laet.
Desde 2010 convidamos curadores para realizar a seleção dos trabalhos. Este ano fizeram parte do comitê de seleção: Armando Mattos (curador da Bienal de Arte Contemporânea de Búzios – BAB) e Marta Mestre ( curadora assistente no MAM – Rio). Foram 283 inscrições e 28 projetos de artistas selecionados, de diversas regiões do Brasil e países estrangeiros. No dia 22 de fevereiro além a abertura de exposições nos dois espaços da galeria, na Rua Gonçalves Lêdo, 17 e no prédio novo no numero 11, haverá também apresentação de Siri + William Tocalino, iniciando o projeto Lastro/Cabo Verde com curadoria de Beatriz Lemos e o Gentil lançamento do livro Gazetas Esportivas de Alex Hamburger.
Artistas Abre Alas 10
Beatriz Nogueira, Betelhem Makonnen, Betelhem Makonnen, Bruno Osório, Carolina Cordeiro, Cauê Novaes, Coletivo Plástico Preto, Daniel Albuquerque, Deolinda Aguiar, Eduardo Montelli, Erika Romaniuk, Evandro Prado, Felipe Braga, Fernanda Taddei, Guilherme Callegari, Jeferson Andrade, Leandra Espírito Santo, Letícia Lampert, Louise Botkay, Noara Quintana, Peter Wüthrich, Raquel Uendi, Renan Marcondes, Sheila Ortega, Steffania Paola, Stephanie Gervais, Thiago Araujo, Victor Saverio e Yana Tamayo.
CAMISA EDUCAÇÃO
A Gentil Carioca realiza o projeto Camisa Educação desde 2005. A cada nova inauguração na galeria convidamos um artista a realizar um projeto para uma camisa na qual a palavra “educação” está escrita. Nesta edição haverá o lançamento da Camisa Educação n°53 do artista Rafael Adorjan.
PAREDE GENTIL
No projeto Parede Gentil, um artista é convidado para fazer algo especial sobre nossa parede exterior, para que permaneça lá por 4 meses. Para Chuvaverão do Opavivara!, cinco chuveiros foram instalados na parede externa da galeria, convidamos Frances Reynolds para apoiar o projeto, tudo isso visando fortalecer a importância do colecionismo e tornar a coleção de arte em algo público, uma oportunidade de educar. Uma boa coleção de arte legitima seu tempo e permite que um grupo de pessoas receba esse tipo de informação. No dia da inauguração haverá a participação especyal do VIEMOS DO EGYTO abrindo as pyrâmides! Venham com trajes de banho! Sabão com purpuryna pra sair do chuvaverão brilhando!
Exposição: de 25 de fevereiro a 15 de março.
Parede Gentil: de 22 de fevereiro a 28 de junho.