Junte-se a nós no dia 22 de fevereiro, sábado, a partir das 18h, para a abertura do ABRE ALAS 20, uma exposição histórica que há duas décadas inaugura o calendário de exposições d’A Gentil Carioca no Rio de Janeiro, sendo uma importante plataforma para artistas do Brasil e exterior. A cada edição, novos artistas são selecionados por meio de uma chamada aberta e um comitê curatorial, garantindo um panorama da produção contemporânea e promovendo um diálogo vibrante entre diferentes culturas, linguagens e expressões artísticas.
Este ano, a curadoria é de Ana Carolina Ralston, Bianca Bernardo, Catarina Duncan, Thayná Trindade e Georgiana Rothier. Juntas, elas selecionaram 34 artistas entre 607 portfólios, que refletem os diferentes contextos e linguagens da arte contemporânea, compondo uma exposição plural e diversa. Participam desta edição:
Almeida da Silva, Amori, ANTi, Asmahen Jaloul, Badu, Blecaute, Bruno de Souza, Carolina Marostica, Cecilia Avati, Dandara Catete, Helena Rodrigues, João Machado, Ju Morais, Lucas Ururahy, Lui Trindade, Ma Konder, Matheus de Simone, Mayra Sergio, Mônica Barbosa, Naia Ceschin, Natalia Quinderé, Perola Santos, Rainha F, Shay Marias, Sophia Pinheiro, Stefanie Queiroz, Tayná Uraz, Thais Basilio, Thais Borducchi, Thaís Muniz, Trompaz, Vix Palhano, Waleff Dias e Washington da Selva.
Ao longo desses 20 anos, mais do que uma exposição, o Abre Alas se tornou um lugar de festa, encontro e experimentação. Além da exposição coletiva e do tradicional concurso de fantasias, o evento contará com uma programação de performances artísticas e sets de DJs: o duo Baixa Santo Sound System e Myra Mara, integrante do coletivo XÊPA.