Vinte trabalhos em pintura e serigrafia (mix, clear e pigmento) sobre Canva, em dimensões variadas, compõem a mais recente mostra de Alberto Pitta na Paulo Darzé Galeria, Salvador, Bahia, com o título “Alberto Pitta – Màriwô”, tendo texto de apresentação de Daniel Rangel.
Alberto Pitta é um dos pioneiros na concepção de serigrafias com estampas afro baianas, através de símbolos, ferramentas, indumentárias e adereços dos orixás como fonte de inspiração, tendo uma excelência nos fios, nos panos e suas dobras, Alberto Pitta desenvolve em seus trabalhos, pesquisas e criações, o essencial para a interpretação de códigos e símbolos, e de uma estética que o tornam um dos mais importantes artistas visuais brasileiros hoje.
Como designer, principalmente têxtil, e serígrafo, com exposições em vários países em individuais e coletivas, e como carnavalesco, participando de blocos afro, afoxés e de índios, tendo como exemplo os figurinos dos blocos-afro como Filhos de Gandhy, Olodum (antes dos abadás), até se tornar criador e produtor do Cortejo Afro, criado em 2 de julho de 1998, data da Independência da Bahia, pela comunidade de Pirajá. O bloco se destaca na apresentação de valores estéticos no carnaval de Salvador, com desenhos, figurinos, adereços e alegorias, trazendo uma estética própria de volta para as avenidas da cidade.
Tendo nascido dentro dos limites de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oyá, rapidamente entendeu que na tradição africana, da qual descende, a roupa não responde somente à necessidade utilitária de proteger o corpo, sendo um poderoso elemento significante, que inscreve o homem na natureza e o reconecta a seus ancestrais, afirmando-se como suporte da linguagem e dos marcadores sociais, onde atesta toda a sua autenticidade e força da cultura negra.
Foi observando as atividades de sua mãe, a sacerdotisa Mãe Santinha de Oyá, importante ialorixá de Salvador, do Ilê Axé Oyá, que se dedicava aos bordados richelieu e à educação de crianças e adolescentes da comunidade de Pirajá – seguindo a vocação comunitária do candomblé -, que Pitta viu desde cedo despertar seu interesse pelos panos e arremeter seu compromisso em agregar pessoas através das palavras e das ações. O terreiro hoje, projetado por Lina Bo Bardi, é comandado por Nívea Luz, neta da ialorixá, e tem logo na entrada o barco que simbolizou o “navio de possibilidades” ou “um outro navio que não o negreiro”, no desfile 2018 do Cortejo Afro.
Para Gilberto Gil é um “artvista”, um “mensageiro de panos, tintas e axés”, consciente da força de sua arte e de suas atividades, e de sólida formação “como artista plástico e militante dos movimentos negros e mestiços da Bahia lhe tem ensejado um trabalho original e abrangente na aglutinação dos povos fazedores da festa”. Para Caetano Velloso é, talvez, o criador mais importante e mais atuante neste imenso movimento que enche de beleza as ruas a cada carnaval. “Pioneiro das estamparias baiano-africanas, é pensador do processo de que se faz parte e tem todas as características de um artista fino e requintado”.
Sobre o artista
Alberto Pitta nasceu na Bahia, em 1961, vive e trabalha em Salvador e destaca-se no cenário artístico e cultural, indo bem além do carnaval dos blocos afros, afoxés e de índios em Salvador, quando ainda na década de 1970, se encantou pelas roupas dos blocos de índios, como Apaches e Comanches, inspirados no cinema americano e que caíram no gosto dos homens negros de Salvador. Com exposições em várias cidades brasileiras, e na Alemanha, Angola, EUA, França, Londres, participações em festivais de cultura nacional e internacional, Pitta exerce a atividade de arte-educador, realizando trabalhos no Instituto Oyá de Arte e Educação, ensinando aos jovens o ofício da serigrafia. No Projeto Axé, foi Assessor da Coordenadoria de Arte Educação e Assessor da Coordenação de Cultura, Estética e Arte