Olá, visitante

AGENDA CULTURAL

Almeida & Dale abre mostra coletiva.

Abrirá no sábado, dia 26 de outubro, a exposição “Paisagens Temporais: Perspectivas em Evolução” na galeria Almeida & Dale, Jardins, São Paulo, SP. A mostra propõe um olhar atento às paisagens em constante transformação, involução e desaparecimento na produção de artistas brasileiros de diferentes gerações. Atenta às suas produções, a curadora María Inés Rodríguez investiga as ecologias materiais e simbólicas propostas para imaginar futuros alternativos.

Para compor esta mostra, uma seleção de obras transcende seu papel de testemunha da deterioração causada pelos séculos de extrativismo e joga luz ao colapso ambiental e a urgente necessidade de uma transição energética. “Muito além de indicar uma problemática, as obras erguem-se como plataformas, a partir das quais são propostas formas alternativas de imaginar e habitar o mundo”, aponta María Inés Rodríguez.

Obras de Djanira, Eleonore Koch, Farnese de Andrade, Filipe Berndt, Ione Saldanha, Leonilson, Julia Thompson, Joseca Mokahesi Yanomami, Marlene Almeida, Tomie Ohtake e Vivian Caccuri.

“Partindo da prática de Marlene Almeida, profundamente comprometida com o uso de recursos sustentáveis, materiais locais e técnicas que respeitam o ambiente, construímos um espaço físico e mental que convida à reflexão”, conta a curadora.

Sobre a curadoria

María Inés Rodríguez tem uma prática curatorial e institucional centrada no estabelecimento do museu como uma plataforma de conhecimento através de exposições, programas culturais e educativos. Atualmente, é diretora da Fundação Walter Leblanc em Bruxelas, Maria Inés Rodríguez é também a fundadora do Tropical Papers, um fórum cultural inclusivo criado em 2005, dedicado a promover a reflexão crítica sobre Arte, Arquitetura, Design e Investigação científica, com enfoque nos profissionais da cultura dos trópicos. Suas funções anteriores incluem a de diretora do CAPC Musée d’art Contemporain em Bordeaux, França; curadora chefe do MUAC (Museo Universitário Arte Contemporâneo) na Cidade do México; curadora chefe do Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León (MUSAC) na Espanha; curadora do MASP; e curadora convidada do Jeu de Paume, em Paris.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Sua mensagem foi enviada com sucesso!