Olá, visitante

AGENDA CULTURAL

Arte em movimento na OMA

Acostumado às telas e esculturas, a partir deste final de semana o público visitante da OMA | Galeria, Centro, São Bernardo do Campo, ABC, SP, vai experimentar novas vertentes artísticas no local, que passa a receber o “Arte Performativa: corpo e espaço”. Idealizado como eventos que utilizam diversas linguagens, materiais e, principalmente, o corpo como ferramentas, Elen Gruber, Mariana Vilela e Renan Marcondes vão materializar posturas críticas, sensações e informações sobre o mundo. A curadoria é assinada por Ananda Carvalho, que integra o Núcleo de Críticos do Paço das Artes.

 

 

“O espaço para esse tipo de arte dentro de galerias é super restrito. Dessa forma, damos oportunidade não só para os artistas realizarem seus trabalhos, mas também para o público do ABC ter acesso a outro formato de arte desconhecido pela maioria das pessoas. Os artistas convidados são excelentes, o nível está altíssimo, e esse é mais um importante passo na consolidação do espaço como referência de arte e cultura na região”, comenta Thomaz Pacheco, galerista da OMA | Galeria.

 

 

Os eventos terão um intervalo de 15 dias entre um e outro, sendo que a primeira performance pode ser acompanhada ao vivo neste sábado, 17, a partir das 11h. As duas restantes serão simultâneas no dia 30, às 19h.

 

 

 

Acompanhe a programação:

 

 

17/1, a partir das 11h, Mariana Vilela apresenta Um convite a …: ação na qual despe-se em palavras e/ou veste a galeria com palavras escritas em pemba (uma espécie de giz utilizado em culturas africanas). A artista procura, por meio de um exercício de escrita automática, esvaziar os seus pensamentos. Ou ainda, desconstruir a noção cartesiana de pensamento do público na medida em que a significância é construída pela ação como um todo e não por letras ou palavras específicas. Não importa a temática de suas frases, mas, sim, os seus desencadeamentos que aos poucos vão abandonando as regras que regem a estrutura da língua para tornarem-se linhas e desenhos.

 

 

30 – a partir das 19h, Renan Marcondes apresenta Como um jabuti matou uma onça e fez uma gaita com um de seus ossos e Elen Gruber convida o público para conhecer sua Sala de Exercícios.

 

 

Renan Marcondes vai realizar uma coreografia para a construção de uma instalação. Através de movimentos mínimos, o artista vai reorganizar o espaço para propor perspectivas não dicotômicas. Em seu processo de criação, recorre a representações gráficas da matemática para compor gestos orquestrados pelas relações de peso e leveza entre seu corpo e objetos. Com suas ações, ele propõe novas formas de observação do mundo em que sujeito, objeto e espaço se misturam.

 

 

Já Elen Gruber convida a todos para participar de aulas de ginástica em sua Sala de Exercícios. Entretanto, as ações propostas não são os mesmas encontradas em uma academia tradicional. A artista desenvolve uma série de exercícios, individuais e em dupla, que derivam do padrão de forma, força e resistência de seu próprio corpo ou da sua relação com outro corpo. Por esta perspectiva, a expressão física materializa outras forças mais abstratas vividas pelo indivíduo nas relações sociais.

 

 

 

Apresentações ao vivo nos dias 17 (a partir das 11h) e 30 de janeiro (a partir das 19h).

 

 

Projeções entre os dias 18 de janeiro e 07 de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua mensagem foi enviada com sucesso!