A galeria LOGO, Jardim Paulista, São Paulo, SP, exibe as exposições individuais “Acessos”, de Carlos Dias e “AUTOCONTROLE, de Fabiano Rodrigues.
Acessos / Carlos Dias
A exposição Acessos mostra produção recente de pinturas e vídeos de Carlos Dias, que explora em suas obras o acúmulo e a sobreposição de camadas visuais, normalmente aglutinadas de forma intuitiva e frenética. Apesar de evocar uma pintura com traços ancestrais, a obra de Dias é permeada pela velocidade de informação do mundo contemporâneo, potencializada pela intensidade de comunicação da internet. Na exposição “Acessos”, o artista evidencia essa relação com a grande rede através de pinturas e vídeos que não só foram criados a partir de referências colecionadas online, mas também encontram seus principais meios de difusão nas mídias sociais. “Acessos” remete ao alcance largo e democrático que Dias deseja à sua obra, além do arrebatamento criativo que experimenta durante seu processo artístico.
Sobre o artista
Carlos Dias nasceu em Porto Alegre, RS, em 1973, é artista autodidata e músico. Um dos principais nomes da cena de rock independente de São Paulo, onde viveu por 20 anos, começou criando cartazes de shows de bandas, capas de fita k7 e cds, zines, posters e adesivos, os quais espalhava pela cidade e distribuía entre amigos. A pintura em tela e suportes de madeira desenvolveu-se como consequência dessas práticas iniciais, e se expandiu em outras mídias e formatos, tais como pinturas em murais, instalações, desenhos, e vídeos. Dias busca inspiração na natureza, em objetos mundanos do seu dia-a-dia e em músicas e publicações dos universos pop, kitsch, místico e underground.
Dentre suas principais exposições estão Um Paço Ao Seu Alcance (individual, Paço das Artes, São Paulo, 2013); De dentro pra fora/De fora pra dentro (coletiva, MASP, São Paulo, 2009); Scion presents: São Paulo (coletiva, Scion Center, Los Angeles, 2009); TRANSFER (coletiva, Santander Cultural, Porto Alegre, 2008); (il)egítimo (coletiva, Paço das Artes, São Paulo, 2008); Cor da Rua (coletiva; Ocontemporary Gallery, Brighton, Reino Unido, 2007) e AOSEUALCANCE (individual, Choque Cultural, São Paulo, 2005).
AUTOCONTROLE / Fabiano Rodrigues
Fabiano Rodrigues apresenta nova série de autorretratos, prática que vem desenvolvendo desde 2010. Neles, o artista explora a relação do próprio corpo, normalmente em movimento, com a arquitetura e a paisagem de centros urbanos. Ex-skatista profissional, Rodrigues captura o ápice de manobras em enquadramentos previamente planejados. Sua precisão performática entra por vezes em harmonia, por vezes em desalinho, com as formas arquitetônicas, resultando em imagens grandiosas e geométricas, desenhadas por um jogo suntuoso de luz e sombras.
Em “AUTOCONTROLE”, Rodrigues segue a prática de se fotografar em meio a construções simbólicas e modernistas, tais como a Igreja da Pampulha e o Conjunto JK, ambos em Belo Horizonte/MG. O título da exposição alude não só ao rigor formal das composições de Rodrigues, mas também à contenção e ao equilíbrio físico a que o artista sujeita o próprio corpo. Seu processo artístico demanda ao mesmo tempo uma pesquisa rígida do olhar e um preparo intenso do físico. É a harmonia de ambos, cujo momento decisivo Rodrigues captura com um controle remoto sem fio, que imprime a conjunção exata entre espaço, luz, corpo e movimento.
Sobre o artista
Fabiano Rodrigues nasceu em Santos, SP, em 1974, vive e trabalha em São Paulo. Recebeu o Prêmio Aquisição do Banco Espírito Santo durante a edição de 2012 da feira SP-Arte e, com a premiação, uma de suas fotos foi doada ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Além dessas coleções, seu trabalho também é parte do Instituto Figueiredo Ferraz. Dentre suas exposições coletivas mais recentes, destacam-se Deslize (Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro, 2013-2014), Love and Hate to Lygia Clark (Zacheta National Gallery of Art, Varsóvia, Polônia, 2013-2014), FotoBienalMASP (Museu de Arte de São Paulo – MASP, São Paulo, 2013) e Arte Contemporânea Brasileira (Estação Pinacoteca, São Paulo, 2012).
Até 09 de agosto.