Olá, visitante

AGENDA CULTURAL

Fortes Vilaça exibe Sara Ramo

A Galeria Fortes Vilaça Vila Madalena, São Paulo, SP, apresenta “Os Ajudantes”, a nova exposição de Sara Ramo. A artista apresenta trabalhos inéditos – incluindo vídeos, fotografias e esculturas – que operam no limiar entre realidade e ficção. As obras interrogam nosso relacionamento habitual com os objetos que nos rodeiam, lançando um olhar de estranheza para as coisas cotidianas.

 

Em “Os Ajudantes”, vídeo que dá nome à exposição, doze criaturas mascaradas perambulam por uma paisagem noturna, tocando seus instrumentos musicais. Imersos na penumbra, tornam-se visíveis apenas à luz tremulante das fogueiras, aparecendo e desaparecendo sob uma atmosfera mágica e misteriosa. Sara compõe com os personagens e seu entorno, desprovendo-os de uma narrativa – as criaturas não aparentam ir a lugar algum, apenas se movimentam. Música e escuridão os envolvem e dão unidade ao universo onírico em que habitam.

 

O jogo de revelar e esconder faz a ponte entre o abstrato e o concreto, e também acontece nas outras obras da mostra. Na série “Matriz e a Perversão da Forma”, a artista apresenta esculturas de gesso pedra concebidas a partir das máscaras d’Os Ajudantes. São seus moldes e revelam seu avesso. Cada peça traz em si a potência de uma forma concreta e significante, mas que se realiza apenas na nossa imaginação. Como no vídeo, a totalidade nunca nos é oferecida e o que vemos são fragmentos.

 

A escuridão é explorada ainda na sua nova série de fotografias, em que objetos ordinários são fotografados na penumbra, usando somente uma iluminação pontual. Assim como acontece com os personagens do vídeo, figura e fundo se fundem, de modo que suas formas ganham contornos difusos e quase abstratos. As fotos são inspeções da adaptação do olho às incidências variadas de luz sobre formas familiares, um estudo sobre o escuro infantil. Uma vez iluminadas as formas, a revelação será a de seus negativos.

 

 

Sobre a artista

 

 

Sara Ramo nasceu em 1975, em Madri, Espanha, e atualmente vive e trabalha entre sua
cidade natal e Belo Horizonte, MG. No Brasil, já apresentou seus trabalhos na Fundação Eva Klabin, RJ, no Panorama de Arte Brasileira, MAM-SP e na Bienal de São Paulo, edição de 2010. Expôs na Bienal de Veneza, 2009, entre outros. Suas obras estão presentes em coleções importantes, como a do Inhotim, do MAM-Rio e da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

 

 

Até 23 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua mensagem foi enviada com sucesso!