A exposição “Dentro/Fora”, Galeria Hugo França, Rodovia BA 001, Trancoso, Porto Seguro/BA, tem como objetivo mostrar a trajetória de uma artista que teve que, e que quis montar seu ateliê nos quatro cantos do mundo, desde sua primeira exposição individual, até os dias de hoje. Frida Baranek produz trabalhos com ressonância profundamente pessoal, tecidos a partir de suas próprias memórias. Podemos vivenciar a exposição como o diário íntimo de uma artista feminina (com todas as dificuldades que isso ainda representa) que se nutre de todas as influências das culturas em que ela esteve imersa. A mostra traça a trajetória da artista desde sua primeira exposição na Petite Galerie no Rio de Janeiro até suas influências e residências na Europa e Estados Unidos.
“Dentro/Fora” explora a relação entre matéria e forma, utilizando materiais como tela de aço galvanizado, acrílico, vidro e metais variados. Inspirada pelo movimento “American Anti-Form” dos anos 1960 e por artistas como Eva Hesse e Robert Morris, Frida Baranek cria esculturas que frequentemente permanecem no chão, evocando continuidade e transformação.
A exposição reflete a dualidade experienciada por Frida Baranek em sua carreira nômade entre Brasil e Portugal, adaptando seu trabalho às mudanças culturais e pessoais. Suas obras testemunham a interação entre o “Dentro” íntimo da artista e o “Fora” dinâmico do ambiente, revelando um diálogo com a memória, a experiência e a mudança. Os visitantes são convidados a contemplar as esculturas instaladas no ambiente amplo da Galeria Hugo França, que conecta genuinamente com a natureza ao redor, e o espaço emocional compartilhado por Frida Baranek através de suas criações. Obras como “Fronteira”, “Ma Mémoire”, “Balance” entre outras, compõem a mostra. Artista contemporânea brasileira e internacional, Frida Baranek continua a desafiar as fronteiras da escultura contemporânea. A curadoria é de Marc Pottier e a exibição é uma parceria com a Galeria Raquel Arnaud.
Até 25 de setembro.