O Vale das Videiras, Petrópolis, RJ, um espaço bucólico, aconchegante e rodeado de natureza, reserva muitas surpresas para quem quer fugir do dia a dia corrido das cidades grandes. Uma delas é a galeria de arte A2, que abre suas portas em dezembro. Idealizada pelo fotógrafo Alexandre Salgado e pelo advogado André Faoro, a galeria nasceu do desejo de aproximar arte e natureza, levando para o Vale das Videiras exposições de artistas plásticos e fotógrafos reconhecidos que possam apresentar suas obras para os visitantes deste recanto.
Para a inauguração do espaço, foi convidada uma recente sitiante do Vale, a artista plástica Daisy Xavier. Com várias exposições individuais e coletivas no currículo, ela desenvolve desde 1992 uma elogiada trajetória artística, já tendo exposto em renomadas galerias como Anita Schwartz, MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), Paço Imperial e na Galeria Florencia Loewenthal (Santiago, Chile).
Nesta mostra Daisy apresentará três momentos diferentes de sua carreira, expressos em trabalhos sob os temas “Anfíbios” (fotos de corpos submersos envoltos em redes azuis), “Arqueologia da perda” (onde utiliza partes de móveis antigos, fazendo um exercício de reconstrução e reinvenção de uma memória) e “Natureza artificial” (série de desenhos e esculturas que foram realizadas a partir da estada da artista num sítio no Vale das Videiras), onde utiliza como matéria-prima a natureza da região.
Apresentada em fotos, instalações e desenhos, a exposição fica em cartaz até o dia 11 de janeiro de 2015.