“Hélio Oiticica foi um dos artistas que melhor uniu a reflexão com a criação artística. Suas ideias e proposições, expressas não apenas em textos, mas também em depoimentos e entrevistas, revolucionaram a arte e a cultura, tornando-o um dos mais importantes artistas da segunda metade do século XX. O documentário de César Oiticica Filho, ao utilizar a própria voz do artista como fio narrativo, permite um mergulho único no pensamento, na trajetória e na intimidade de Hélio Oiticica.
A extensa pesquisa de imagens faz com que o espectador acompanhe a evolução do artista, o seu início junto ao Grupo Frente, o surgimento do Neoconcretismo, a criação dos Bólides, Penetráveis, Núcleos e Parangolés, o envolvimento com a Tropicália, o período em Nova York, até a volta ao Brasil. É um documento não apenas de um dos maiores artistas que o Brasil já produziu, mas também de um dos períodos de maior efervescência de nossa cultura, o que torna este filme crucial para todos aqueles que querem compreender não apenas a nossa história, mas quem somos agora.
Hélio Oiticica é um documentário de 94 minutos, dirigido por César Oiticica Filho e produzido pela Guerrilha Filmes.” (por Sérgio Cohn, da Azougue Editorial)
Direção e roteiro: César Oiticica Filho; Pesquisa de imagem: Antonio Venancio; Produção executiva: João Villela, Juliana Carapeba, Felipe Reinheimer e César Oiticica Filho; Direção de Produção e coordenação de finalização: Juliana Carapeba; Direção de fotografia: Felipe Reinheimer; Montagem: Vinicius Nascimento; Consultoria de montagem: Ricardo Miranda; Consultoria biográfica: Roberta Camila Salgado; Edição de som e mixagem: Ricardo Cutz; Produtor musical: Vinicius França; Trilha sonora: Daniel Ayres e Bruno Buarque; Participação especial na trilha: Macalé, Celso Sim e Pepê Machado; Figurino: Julia Ayres; Coordenadora de lançamento: Milla Talarico.