Um espaço para discutir, fomentar e trocar experiências práticas e teóricas sobre artes visuais. Resumidamente, este é o objetivo do projeto “Laboratório OMA de Artes Visuais” iniciado em julho deste ano. Cinco meses depois, doze encontros e muito diálogo, o público poderá conferir o resultado da primeira edição.
Sob a orientação de Cristina Suzuki – artista visual com mais de 20 anos de experiência e com obras expostas em diversas cidades brasileiras-, a ação contou com as participações de Bruno Novaes, Juan Bianchi, Luiz Prieto e Mariana Vilela. Segundo Suzuki nortear e preparar os encontros teve influência até mesmo em suas produções. “Quando estamos dentro de um processo criativo, ficamos tão dentro dele que muitas vezes não conseguimos ter um distanciamento de nossas ideias – o que pode até mesmo dificultar o avanço criativo de nossas produções. Foi interessante estar como interlocutora, porque a gente consegue estar mais atenta, com muito carinho, aos pontos que estão sendo expostos. E assim, contribuir com um olhar externo. Foi uma experiência enriquecedora estar com um grupo tão heterogêneo como o que formamos”, conta.
A seleção dos artistas – de Bruno Novaes, Juan Bianchi, Luiz Prieto e Mariana Vilela – foi feita a partir de uma inscrição em que a orientadora, a arte-educadora, Letícia Barrionuevo, e o galerista, Thomaz Pacheco, avaliaram portfólios e currículos artísticos para a formação do grupo. Para o galerista, a prática é um meio de atender os anseios de artistas que desejam trocar experiências na OMA | Galeria. “Nos tornamos referência para os artista locais, que sempre procuravam, e ainda procuram, a OMA para apresentar suas produções. Percebemos que o melhor jeito de trabalhar essa demanda e realmente ajuda-los era criar esse espaço de troca. Com certeza, este é somente o primeiro de muitos, pois o Laboratório gerou muitas possibilidades não só para eles quanto para nós”, comenta Thomaz Pacheco.
A segunda edição do “Laboratório OMA de Artes Visuais” está com as inscrições abertas. Para participar da seleção é necessário o preenchimento da ficha de inscrição, além do envio de portfólio com 5 a 10 trabalhos e do currículo artístico. O material digital deverá ser enviado para o e-mail contato@omagaleria.com, em formato pdf com até 5Mb. Em caso de versão impressa, pode ser entregue pessoalmente na OMA | Galeria (Rua Carlos Gomes, 69 – Centro de São Bernardo).
As inscrições vão até o dia 31 de Janeiro do próximo ano, e as vagas são limitadas. A divulgação dos selecionados será realizada por e-mail até o dia 5 de Fevereiro. O investimento para participar do acompanhamento que resultou nessa exposição, é de R$ 150 mensais.
Até 12 de dezembro.