Olá, visitante

AGENDA CULTURAL

Larissa de Souza Fé Feitiço.

“A fé sempre foi um veículo para enfrentar as dificuldades da vida. Desde criança, eu me alimentava de fé nas pequenas coisas que me rodeavam: uma pedra bonita que encontrava no caminho logo se transformava em um amuleto de proteção. Mesmo sem ter a dimensão dos problemas sociais que me cercavam e que me marcaram desde a minha primeira infância, já sentia a necessidade de me sentir protegida espiritualmente, sobrenaturalmente… Acredito que nós, seres humanos, assim como fazemos parte da natureza e somos a natureza, também possuímos poderes transformadores por meio da fé. E a fé de que falo não se refere estritamente ao sentido religioso.

A magia popular, que chamamos de simpatias no Brasil, e tudo o que envolve esse preceito, é fascinante. O conceito místico dos símbolos, a intenção que depositamos, os saberes das ervas, as histórias de uma crença que permeia o imaginário de um povo e que se transmite por meio da oralidade são aspectos que me intrigam. Há um mistério no fato de não sabermos a raiz de onde tudo começou, mas acho interessante como esse conceito se distribui no imaginário coletivo, independentemente da religião. Isso me faz refletir sobre como esses saberes se perdem à medida que a modernidade avança.

Nesta exposição, quis retratar alguns saberes que aprendi na minha infância com os mais velhos, e também crenças que, já adulta, aprendi por meio da minha experiência em Angola, ouvindo pessoas e perguntando às tias que vendem ervas nas praças. O Brasil tem uma ligação muito forte com a cultura banto, que se misturou à cultura indígena brasileira. Vejo o quanto temos em comum, em termos de crenças populares. Dentro dessa produção, também navego no meu inconsciente, com algumas pinturas surrealistas que me fazem pensar que é no inconsciente que a fé também reside.”

Abertura, 28 de janeiro na Simões de Assis, Jardins, São Paulo.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua mensagem foi enviada com sucesso!