O Instituto Ricardo Brennand, Recife, PE, recebe a exposição retrospectiva do precursor do modernismo brasileiro, o pintor, desenhista e designer, um dos fundadores da Escola Nacional de Belas Artes, o ítalo-brasileiro Eliseu Visconti (1866-1944). Intitulada ” A Modernidade Antecipada” , a mostra, sob a curadoria de Mirian Seraphim, Rafael Cardoso e Tobias Stordzé Visconti (neto do artista), é composta por 70 obras criteriosamente selecionadas em museus e coleções particulares de todo o Brasil, para registrar os 70 anos do falecimento do artista, e chega pela primeira ao nordeste brasileiro, após temporada na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Eliseu Visconti utilizava técnicas e influências naturalistas, renascentistas, realistas, impressionistas e neo-realistas em suas obras, que incluem quadros, painéis, desenhos, selos, porcelana, cartazes e luminárias. O público terá a oportunidade de conhecer trabalhos do artista que raramente são expostos, como uma gigantografia do pano de boca do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a maior tela pintada no Brasil.
Dentre as obras expostas, destacam-se “Uma rua da favela” (c. 1890), o primeiro trabalho que se tem notícia, nas artes plásticas brasileiras, reproduzindo uma favela; “Volta as Trincheiras”, “Auto-retrato” (1902) “, “Na alameda” (1931) e “O colar” (1922).
Até 02 de novembro.