Olá, visitante

AGENDA CULTURAL

Nome de referência

O pintor Sante Scaldaferri foi convidado a participar como Artista Referência do 8º Circuito das Artes em Salvador, BA. Será uma exposição individual a ser realizada no ICBA, a mostra tem curadoria de Alejandra Hernández Muños e recebeu o título de “Sante Scaldaferri – Entre Ex — Votos e Meninas”.

 
A exibição constará de uma caixa de arte intitulada “Ex-Votos” contendo um texto de Dom Timóteo, fotos e diagramação de Dadá Jaques e 10 Infogravuras. Também constarão da mostra, 20 desenhos da fase de 1980 e alguns quadros da mesma época. Todos são trabalhos inéditos. Está prevista para um futuro próximo uma exposição com trabalhos de Infogravuras, realizados no período que o artista viu-se obrigado a parar de trabalhar com a encáustica, devido à alergia que sofrera.

 
Atualmente com 87 anos, Sante Scaldaferri mostrou suas obras em diversas feiras e galerias ao redor do Brasil e do mundo – foram mais de 40 exposições individuais e 80 coletivas, e agora ganha um espaço só seu na atual edição do Circuito das Artes.

 

 
Ex-Votos e Meninas

 
Nome importante das artes plásticas na Bahia e no mundo artístico nacional, Sante Scaldaferri foi escolhido pela equipe organizadora do Circuito como homenageado da edição. O público poderá conferir “As Meninas de Scaldaferri”. As gravuras, inéditas, foram encontradas pela própria curadora do Circuito. “Estava numa gaveta e eu esqueci”, brinca. “Veja só, eu me esquecer das minhas meninas!”. O título da exposição, atribuído por Alejandra Hernández Muños, foi aprovado pelo artista. Nas gravuras, mulheres volumosas, exuberantes e nuas.

 

 
Espalhados pela cidade

 
Além da mostra de Sante Scaldaferri, o Circuito das Artes apresenta fotografias, pinturas e instalações de mais 49 artistas, todos em atividade na Bahia, entre as galerias Cañizares, Aliança Francesa, Instituto Cervantes e Palacete das Artes. Dentre os 186 artistas que se inscreveram para a edição, foram selecionados nomes como Chico Macedo, Raoni Libório, Maria Adair e Ully Flores, totalizando 16 fotógrafos e 34 artistas plásticos. Ainda durante o Circuito, 15 artistas serão selecionados para a mostra “Triangulações 2015”. Com curadoria de Marília Panitz, o evento vai percorrer Salvador, Goiânia e Fortaleza, de julho a novembro com trabalhos de  artistas dos três estados.

 

 
Até 10 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua mensagem foi enviada com sucesso!