A Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, RS, inaugura a sua primeira exposição temporária de 2012. Dedicada a Leonilson, um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira, “Sob o peso dos meus amores” reúne mais de 365 obras, um amplo panorama da produção do artista. A seleção abrange desde o início da carreira, na década de 1970, até o período final de produção, no início dos anos 1990. A exposição tem curadoria de Ricardo Resende, diretor geral do Centro Cultural São Paulo e consultor do Projeto Leonilson, e Bitu Cassundé, crítico de arte e curador.
Aos 20 anos, Leonilson ingressou na FAAP, tornando-se aluno de Nelson Leirner, Júlio Plaza e Regina Silveira. Em 1980, realizou sua primeira exposição individual, no Museu de Arte Moderna da Bahia, e desde então produziu intensamente até o ano de seu falecimento, 1993.
Suas obras estiveram presentes em exposições pelo Brasil e pelo mundo, hoje fazendo parte de importantes acervos, entre eles o da Fundación Cisneros, Museo de Arte Contemporáneo de Barcelona, Deutsche Bank Collection, Los Angeles County Museum, Instituto Inhotim, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, MAM/SP, MRGS/RS, entre outros. Entre os destaques da exposição estarão as agendas e os cadernos que mostram um pouco mais sobre o processo artístico de Leonilson, além de revelar a fixação que ele tinha pelo registro do desenvolvimento das suas idéias.
Também estarão reunidos trabalhos de amigos artistas como Leda Catunda, Sérgio Romagnolo, Daniel Senise, Luiz Zerbini e Albert Hien. Foi com este último que Leonilson estabeleceu uma parceria e amizade duradoura, que seguiria até o fim da vida. Nas mais de 300 obras expostas, percebe-se as preocupações com os dilemas do homem contemporâneo.
De 15 de março até 3 de junho.