Olá, visitante

AGENDA CULTURAL

Rio: Arte pública


Foi lançado no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Centro, Rio de Janeiro, RJ, o site rioartecidade.com.br, dedicado às obras de arte localizadas em espaços públicos na cidade. Desdobramento do livro “Arte Ambiente Cidade: Rio de Janeiro”, Uiti, 2010, que inventariou as obras de arte dos espaços públicos no Rio. O site é bilíngüe, português/inglês, e utiliza as ferramentas disponíveis no mundo virtual para revelar detalhes históricos e artísticos de 61 obras selecionadas pela museóloga Mariana Várzea, autora do livro e curadora do projeto.

 

As obras – dentre esculturas, murais e monumentos – foram escolhidas pelo seu valor artístico, “e por transformarem os espaços públicos, levando ao cidadão a possibilidade de contemplação artística”, explica Mariana Várzea. Ela observa que as obras destacadas no site têm natureza artística ou histórica “essencialmente relacionadas à cidade do Rio de Janeiro, revelando a transformação das ruas da cidade em verdadeiras galerias a céu aberto”.

 

Cada obra é acompanhada de um pequeno texto com dados históricos e a minibiografia do artista, sua localização no serviço de mapeamento Google maps, com visualização integrada ao Google streetview.

 

Cada verbete é acompanhado de um ensaio fotográfico feito por Cesar Duarte, e de vídeos-depoimentos inéditos, produzidos especialmente para o site, composto de várias personalidades e os artistas Waltercio Caldas, Angelo Venosa, José Resende (ao lado de suas obras) e Everardo Miranda (mural de Portinari), dos arquitetos Carlos Fernando de Andrade (Arcos da Lapa), Roberto Anderson (Chafariz da Praça XV), Roberto Ainbinder (Mulher com ânfora), Augusto Ivan (escultura Módulo 6.5, de Ascânio MMM), dos curadores Alberto Saraiva (escultura de Ivens Machado), Daniela Name (escultura de Amilcar de Castro), Luiz Guilherme Vergara (Aluisio Carvão) e Luiz Camillo Osorio (escultura de Franz Weissmann, jardim do MAM), da diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Claudia Saldanha (mural de Paulo Werneck, na Praça Pio X), e Mariana Varzea (estátua de Cuauhtémoc), dentre outros.

 

O site, criado e desenvolvido pela Letra e Imagem Editora e Produções, tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

 

RIO: MAIOR COLEÇÃO DE ARTE PÚBLICA DO PAÍS

 

O Rio de Janeiro sempre foi reconhecido por sua beleza natural, mas poucos sabem que a cidade abriga a maior coleção de arte pública do Brasil. Por ter sido capital da Colônia, do Império e da República, nas praças e ruas da cidade encontra-se um acervo monumental cultivado entre os séculos XVIII e XXI. Essa coleção é formada por obras assinadas por artistas pioneiros como Mestre Valentim e Rodolfo Bernadelli; fundidores exímios como Eduardo de Sá e Humberto Cozzo; ícones da arte moderna como Bruno Giorgi, Celso Antonio, Franz Weissmann, Amilcar de Castro e Aloísio Carvão; mestres do muralismo como Portinari, Burle Marx e Paulo Werneck; arquitetos brilhantes como Francisco Bologna; e artistas contemporâneos que têm projetado a arte brasileira atual no mundo todo, como Angelo Venosa, Waltércio Caldas, José Resende e Ivens Machado. O acervo da cidade contém, entre outros, um monumento que é uma das sete maravilhas do mundo: o Cristo Redentor; e uma coleção única de chafarizes e obras de ferro fundido franceses. Ele revela uma história singular de como a cidade vem sendo formada em sua complexidade cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua mensagem foi enviada com sucesso!