No dia 15 será inaugurada a exposição urbana SALVE, CARMEN!, um mural que “vestirá” os tapumes de contenção do casarão, trazendo fotos de pessoas que se voluntariaram a serem fotografadas pela fotógrafa Renata Xavier caracterizadas com roupas e balangandãs contemporâneos semelhantes aos que a Pequena Notável imortalizou! Nesse dia haverá um happening, com DJ, pra revelação do mural, a partir das 16h.
Os Vizinhos no Arco do Teles, a Queerioca e o Centro Carioca de Fotografia inauguram a exposição urbana “Salve, Carmen!”, que veste o sobrado onde morou Carmen Miranda e sua irmã, Aurora, hoje em risco de desabamento. Os Vizinhos no Arco do Teles uniram forças para homenagear Carmen Miranda – um dos maiores símbolos da cultura brasileira e da cultura queer internacional – e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a valorização do patrimônio histórico do Rio de Janeiro.
“É triste ver o estado da casa onde morou Carmen Miranda, um símbolo do Brasil e um ícone imenso para a nossa comunidade LGBT. Uma casa que precisa urgentemente ser restaurada e, quem sabe, aberta para visitação. Por isso quisemos chamar a atenção para o local onde um dia morou a imensa Brazilian Bombshell”, explica Laura Castro, atriz, produtora, ativista pelos direitos LGBTQIAPN+ e gestora da Queerioca, ao lado da também atriz Cristina Flores.
Os ensaios fotográficos foram realizados pela fotógrafa Renata Xavier, diretora do Centro Carioca de Fotografia. Com apoio do diretor de arte Rui Cortez, os voluntários se vestiram com roupas e balangandãs contemporâneos semelhantes aos da artista que conquistou Hollywood (e o mundo) com seu estilo único e inconfundível, a partir dos anos 1930. Centro de referência de arte e cultura LGBTQIAPN+ no Centro do Rio de Janeiro, a Queerioca conta com uma curadoria residente multidisciplinar, que organiza as atrações fixas e flexíveis, gratuitas e pagas, junto com Laura Castro e Cristina Flores, as atrizes e ativistas fundadoras e gestoras do local. Nas searas das artes visuais, literatura e cinema estão o artista plástico Daniel Toledo, curador do espaço e da Feira Alvoroço, a Livraria Pulsa, focada em destacar a autoria de obras LGBTQIAPN+, os produtores e diretores de cinema Gabriel Bortolini e Breno Lira Gomes, que tocam o Cine Queerioca, promovendo mostras e exibindo semanalmente um vasto e relevante acervo de produções queer nacionais e internacionais.