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AGENDA CULTURAL

Siron Franco realiza um monumento.

Com 27 metros de comprimento e dois metros de altura, o Monumento ao Voluntário Anônimo é feito de aço e formado por 30 perfis de homens e mulheres – com cerca de cem quilos cada uma – de mãos dadas, simbolizando o trabalho incansável dos voluntários civis que atuaram nos resgates. O Pontal, Porto Alegre, RS, foi um dos principais pontos de resgate das vítimas da enchente. Escolhido pelos voluntários, serviu de apoio para os salvamentos, primeiros socorros e atendimento das vítimas. Agora, foi escolhido pelo IEE para sediar a homenagem. O “Monumento ao Voluntário Anônimo”, criado por Siron Franco e financiado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), será inaugurado no dia 02 de dezembro, às 18h30min, no Parque Pontal. Na data, também será comemorado o aniversário de 40 anos do IEE. O curador da iniciativa do monumento é Renato Malcon, empresário com extenso currículo na gestão de instituições culturais do Estado.

A palavra do artista

“Há 50 anos realizei minhas primeiras exposições em Porto Alegre. Eu era muito jovem, e fui superbem recebido por artistas mais velhos, como os mestres Ado Malagoli, Xico Stockinger, Vasco Prado. Com Iberê Camargo estive muitas vezes, ainda no Rio. Sempre tive muito carinho por essa terra, tendo participado de diversas exposições individuais e coletivas”,  relata Siron Franco. “Acompanhei pelo noticiário a enchente, o sofrimento, as perdas, assim como o salvamento realizado pelas pessoas. Os voluntários fizeram um trabalho realmente incrível e emocionante. Ao receber o convite, fiquei muito honrado, e fiz questão de aceitar imediatamente. É uma honra louvar essas pessoas que espontaneamente se envolveram nessas ações de salvamento, resgate”, completa.

Sobre o artista

Pintor, escultor, ilustrador, desenhista, gravador e diretor de arte, Siron Franco (nascido Gessiron Alves Franco, em Goiás Velho, Goiás, em 1947) tem uma produção artística de predominância pictórica, em que mescla, ora num vocabulário surrealista, ora com abstrações ainda passíveis de identificação alegórica, comentários críticos sobre problemas sociais e personagens da cultura pop e do cerrado goiano. Ainda que com predomínio da pintura em sua obra, a produção de Siron Franco tem uma variedade técnica e material bastante rica, coerente com seus temas, que seguem das crônicas do cotidiano à crítica às fissuras sociais, com enfoque considerável na contingência do entorno de Goiás, com sua população laboral e indígena.

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